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OUTUBRO ROSA – Todos os anos, em Outubro, milhares de pessoas estão se mobilizando para combater o câncer da mama. Um mês para aumentar a conscientização sobre o rastreio é o objetivo da campanha.

 

O que é o câncer da mama?

O câncer de mama é o mais comum no Brasil e é a principal causa de morte por câncer em mulheres. No Brasil, diz respeito a 58.500 mulheres, ou 1 em cada 8 mulheres. É objeto de um programa nacional de triagem organizado para ser detectado precocemente e reduzir a mortalidade porque quando detectado cedo, o câncer de mama tem cura em 90% dos casos!

A proliferação descontrolada de células anormais leva à formação de massa (tumor). Existem duas categorias de câncer de mama:

  • cânceres não invasivos (ou in situ, 25% dos casos) em que as células cancerígenas permanecem confinadas em canais ou lóbulos;
  • câncer invasivo (, 75% dos casos), nos quais as células cancerígenas invadem os tecidos ao redor do tumor, e podem se espalhar para outras partes do corpo. Eles são então as metástases.

A idade é o principal fator de risco: 3 em cada 4 cânceres de mama ocorrem após os 50 anos de idade. A doença é rara em mulheres com menos de 35 anos de idade e excepcional antes dos 20 anos. Os homens também podem ter, mas isto é extremamente raro (1% deste tipo de cancro). Outros fatores podem estar envolvidos…

  • Fatores familiares ou genéticos: se várias mulheres da mesma família tiverem câncer de mama, cólon ou ovário, ou se uma mulher da mesma família teve câncer de mama antes dos 40 anos de idade. Apenas uma pequena parte dos cancros mamários (5 a 10%) são hereditários.
  • Características específicas do indivíduo, como puberdade precoce, menopausa tardia, consumo excessivo de álcool, obesidade…

 

O que é Outubro Rosa?

Outubro Rose é uma campanha de prevenção que destaca os riscos do câncer da mama e promove a investigação científica, bem como o acompanhamento de mulheres e homens (sim, eles também!) que infelizmente são afetados.

Em 2021, foram 51 ações e mais de 54 parceiros envolvidos na operação, em 19 cidades do território brasileiro. Ou seja, muitas pessoas que puderam ser encontradas e informadas! Através de todas estas iniciativas, é a promoção da triagem organizada do câncer da mama que é apresentada, incluindo a mamografia juntamente com um exame clínico.

 

Qual é o caminho a seguir?

Inicialmente, a autotriagem ou autopalpação é um reflexo e uma técnica a aprender: permite detectar uma possível anomalia (aparecimento de uma bola / gomo, modificação da pele / mamilo, mudanças de forma) e falar sobre isso com seu profissional de saúde.

Um exame clínico dos seios (observação e palpação) também de ser feito, todos os anos, a partir dos 25 anos de idade. Pode ser feito por um clínico geral (seu médico assistente, por exemplo), um ginecologista ou uma parteira.

Se você tem entre 50 e 74 anos, não tem sintomas ou fatores de risco altos ou muito altos, recomenda-se uma mamografia a cada dois anos, complementada se necessário por um ultrassom.

Após os 74 anos, a questão do câncer da mama deve ser vista caso a caso com o seu profissional de saúde.

 

Origem de outubro rosa: as principais datas

Embora o movimento Outubro Rosa tenha surgido pela primeira vez em 1994, muitas iniciativas foram postas em prática muito antes.

Na verdade, desde os anos 80, muitos movimentos, associações e figuras públicas têm falado para levantar os tabus em torno deste câncer.

Foi em 1993 que Evelyne Lauder, então vice-presidente do grupo Estée Lauder, criou a Breast Cancer Research Foundation (Fundação de Pesquisa do Câncer de Mama). Como sobrevivente do câncer, ela investe e aproveita sua notoriedade para apoiar a pesquisa e a inovação.

Desde então, todos os anos durante o mês de outubro, muitas ações e eventos foram organizados para aumentar a conscientização sobre a detecção precoce do câncer.

Hoje, e desde 2004, prêmios são entregues a diferentes organizações de pesquisa e inovação. O seu objetivo é financiar esta investigação. Embora Evelyne Lauder tenha morrido em 2011, sua campanha e vontade ainda continuam hoje.

A fita tem sido um símbolo de luta e resistência há muitos anos. Ela foi vista pela primeira vez em 1979, quando a americana Penney Laingen pediu a liberdade de seu marido no Irã. É também o símbolo da luta contra a AIDS.

A cor rosa é o símbolo da feminilidade, da alegria e da doçura. Hoje, a fita rosa se tornou o logotipo desta causa, prova de solidariedade e luta com os doentes.

 

Como funciona o Outubro Rosa?

O Outubro Rosa dura um mês inteiro, de 1 a 31 de Outubro. Além da comunicação intensa, também há muitos eventos e ações em torno do câncer de mama.

Geralmente, o mês começa com a iluminação de diferentes pontos turísticos no mundo em rosa para marcar o início deste mês e para mostrar o apoio do país nesta luta.

Posteriormente, muitos eventos esportivos com desafios e corridas diferentes acontecem. Para reduzir as taxas de mortalidade por câncer de mama, a melhor maneira hoje é a pesquisa e a inovação. No entanto, isso requer muitas despesas que as organizações de pesquisa não têm.

O mês de outubro rosa, portanto, também se destina a incentivar e aumentar a conscientização sobre a doação por essa causa.

 

Mobilize-se e participe da causa!

Durante o mês de outubro, muitas marcas oferecem produtos de edição limitada para ajudar organizações de pesquisa. Quando você compra produtos dessas edições, parte ou mesmo a totalidade para algumas marcas, os lucros recebidos da venda são doados diretamente para associações de pesquisa. Outras também inserem objetos ou guias para valorizar o teste de câncer ou a doação.

O câncer da mama é o cancro mais comum e perigoso nas mulheres. 46% dos cânceres que afetam as mulheres desenvolvem-se nas glândulas mamárias.

Todos os anos, atinge quase 48000 pessoas e 12.000 mulheres morrem como resultado desta doença. A melhor maneira de combater essa doença é o rastreio que muitas mulheres ainda esquecem hoje.

No entanto, o rastreio é deve ser feito a partir dos 50 anos de idade. Para isso, você tem que fazer uma mamografia que terá que ser feita de novo a cada 2 anos. A partir dos 25 anos, você deve consultar seu ginecologista 1 vez por ano para uma palpação do peito.

Essa triagem não é muito agradável, mas salva milhares de vidas, vendo a tempo os riscos de desenvolver câncer.

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