O que é Carência no plano de saúde

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O que é Carência no plano de saúde

O termo carência costuma causar muita confusão quando o assunto é plano de saúde. A maior parte das pessoas ainda possuem muitas dúvidas sobre o que significa.

Afinal, o que significa a carência no plano?

Por mais que você ache que esse é um termo sem importância, saiba que vale a pena ficar atento a ele no momento de contratar um plano, pois há a possibilidade de ter que esperar de semanas a meses para poder usar.

A seguir, nós mostraremos tudo o que há de mais importante sobre a carência!

A carência no plano: O que ela significa?

Quando você contrata um plano de saúde, nem sempre irá poder utilizá-lo logo em seguida, pois na maior parte das vezes será preciso esperar um determinado tempo até que ele esteja “liberado”.

É justamente a respeito desse tempo mínimo que você terá que aguardar para usar o plano que o termo carência se refere.

O significado de carência é o tempo que você precisa aguardar para que possa ser atendido pelo plano para realizar um determinado procedimento.

Existem alguns procedimentos, que você precisará esperar menos tempo para realizar, enquanto outros mais complexos, como cirurgias, podem exigir uma carência maior.

Os casos de urgência e emergência

Os planos individuais ou familiares permitem que o cliente possa começar a utilizar depois de 24 horas nos casos de urgência e emergência.

Assim, caso você contrate seu plano hoje e amanhã, após completar o período de carência de 24 horas, passe por uma situação de urgência ou emergência, então será possível já estar usando ele, isso de acordo com as segmentações do plano.

E o que são essas situações de urgência e de emergência?

Conhecê-las irá permitir que você possa usar o seu plano caso passe por alguma delas após o período de 24 horas de carência.

Primeiramente, é necessário distinguir urgência de emergência, já que muitas pessoas ainda as confundem.

As situações de emergência são aquelas nas quais há o risco iminente de morte, devendo elas serem diagnosticadas e tratadas após a constatação.

Já os casos de urgência são aqueles que apesar de não haver risco iminente de morte, se não tratados podem evoluir para complicações mais graves.

Carências no plano de saúde

Além das situações de urgência e de emergência, que exigem carência de apenas 24 horas, é importante conhecer quais são as outras situações nas quais se faz necessário a carência para atendimento pelo plano.

Alguns dos procedimentos e tempo de carência mais comuns em um plano são:

  • Partos a termo, excluídos aqueles nos quais há nascimento prematuro: Carência de 300 dias
  • Doenças e lesões que sejam preexistentes (ou seja, que a pessoa já sabia que possuía quando contratou o plano): Carência de 24 meses
  • Todas as demais situações: Carência de 180 dias

Estes prazos são estipulados pela ANS, na Total MedCare temos uma tabela diferenciada dependendo do tempo que você já possui um plano de saúde anterior.

Caso queira saber mais sobre o aproveitamento de carências fale com nossa equipe comercial.

Conclusão

Como você viu, o tempo de carência de um plano costuma causar muita confusão entre as pessoas, que não sabem que ele existe e que podem começar a fazer qualquer procedimento logo após a contratação do mesmo.

Neste texto, nós mostramos o que significa o termo carência e alguns dos tempos de carência para os procedimentos mais comuns realizados pelas operadoras de planos.

Gostou do artigo de hoje sobre o que é a carência no plano de saúde?

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